top of page

Nossa História

A Associação Pestalozzi de Macaé é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1973, por Oneida Terra e um grupo de pessoas que acreditavam no amor e na força de trabalho para ajudar todo aquele que necessita de atendimento especial.

 

A partir do nascimento do seu filho especial, Antonio Claudio Melo Azevedo Terra, e seu contato com a Pestalozzi de Niterói em busca de tratamento, Oneida resolve fundar um núcleo em Macaé para assistir as crianças especiais da região.

 

A organização segue a filosofia do educador suíço Johann Heinrich Pestalozzi, que dedicou toda sua vida a ensinar. Sua concepção educacional visa a valorização da criança dando-lhe o direito de criar e buscando integrá-las à sociedade.

 

Na Pestalozzi, funciona a Escola Liza Maria Guarino Guerreiro, que tem atendimento em Educação Especial para crianças de 6 a 18 anos. E também funciona o atendimento técnico-médico ambulatorial que são serviços prestados por técnicos especializados para pacientes com deficiências múltiplas (paralisia cerebral, deficiência auditiva, física, mental, Síndrome de Down e outras) nas áreas de neuropediatria, neurologia, pediatria, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia e serviço social.

Carlos Levi.webp

Nosso Presidente

Carlos Levi Terra

Logo PNG.png

A Rosa

A Rosa Vermelha símbolo das instituições Pestalozzianas que ao mesmo tempo machuca
quem não sabe tocá-la, mas perfuma e gratifica a quem sabe amá-la e senti-la em sua profundidade.

A Rosa

Logo PNG.png
A Rosa Vermelha símbolo das instituições Pestalozzianas que ao mesmo tempo machuca quem não sabe tocá-la, mas perfuma e gratifica a quem sabe amá-la e senti-la em sua profundidade.

Os espinhos lembram as dificuldades, os tropeços surgidos no início da vida, da tarefa educativa da criança especial e que, pouco a pouco, vão cedendo lugar ao perfume, à cor da vida. A Rosa que desponta nasce, torna-se vermelha perfumando ambiente, a 
medida que, com amor, com orientação adequada, no campo médico–sócio–pedagógico, esse ser é trabalhado em seu potencial de personalidade humana integrando-se à vida da família, da escola e de sua comunidade, agora não mais como um peso morto (os espinhos) e sim como rosa vermelha e viva que perfuma e inebria como pessoa humana e cidadã.

HINO DA FENAPESTALOZZI* São muitos anos de lutas de gente bravia que corre que lida de cá pra lá São muitos anos de poesia, da criança que inspira esta Fundação São muitos anos de esperança de mães aflitas que agitam suas dores em nossos corações E nos animam e tornam nosso grupo, unido, coeso Lutando, rezando, deixando pra lá os tropeços, avançando sem armas, amando somente Olhando as crianças e as flores se abrindo e às vezes a chuva caindo Os trovões ecoando e as crianças sorrindo, sorrindo, sorrindo... Pestalozzi semente que é árvore e já deu frutos Continua tua luta na esperança do amanhã E as sementes se multiplicarão e outras surgirão transformando tudo em alguém E as rosas vermelhas bem vermelhas se abrirão com o sol E sem espinhos... E as crianças estarão sorrindo, sorrindo, sorrindo *Federação Nacional das Associações Pestalozzi Letra: Lizair de Moraes Guarino Guerreiro Música: Liza Maria Guarino Guerreiro

Assita o vídeo e conheça um pouco do trabalho desenvolvido

pela Instituição e sua importância para a comunidade.

Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) foi um pedagogista suíço e educador pioneiro da reforma educacional.

Ele está entre os grandes homens que a humanidade já conheceu. Ficou órfão do pai ainda criança, viveu tempos de miséria e preconceito numa sociedade que separava cruelmente ricos e pobres muito mais do que hoje. Teve apenas a mãe como protetora e companheira de luta. Acreditava em Deus – mas não se dedicava à qualquer religião -, considerava-se um “Cristão”, na maior exatidão do significado da palavra.
pestalozzi.png


Com muito esforço ingressou na universidade e completou os estudos. Tornou-se um pensador. Dedicou-se anos ao estudo da educação infantil, numa época em que não se dava muito valor ao assunto. Transformou a própria casa numa escola. Durante a guerra, protegeu crianças e refugiados.

J. H. Pestalozzi passou a vida pesquisando formas de melhorar o sistema de educação, dedicou-se às crianças carentes e é considerado um dos maiores educadores de todos os tempos. Por estas e tantas outras razões, a vida de Johann Heinrich Pestalozz - o pai da escola popular - se confunde com a história da instituição que leva seu nome, que hoje presta assistência gratuita à milhares de pessoas com deficiência em todo o Brasil.
bottom of page